Contrastes tonais

em domingo, 3 de dezembro de 2023

O que é TOM?
Tom é uma medida de claro e escuro - em outras palavras, um modo de expressar quanto luz uma cor reflete ou absorve. Quando uma cor está sob luz forte, ela parece mais clara; na sombra fica mais escura. Mas toda cor tem também o seu próprio tom local - o tom natural em condições neutras de luz. Algumas cores, como o amarelo, são naturalmente claras em tom, enquanto outras, como o preto, são naturalmente escuras. Os pontos importantes a lembrar são:
  • Cores diferentes podem ter o mesmo tom.
  • Uma cor pode ter diversos tons se você clareá-la ou escurecê-la.Contrastes tonais
Cuidado!
Os matizes e as intensidades de algumas cores induzem nossos olhos a vê-las como se fossem mais claras ou mais escuras do que na realidade são. Cores vivas, quentes, como o vermelho, parecem frequentemente "pular" para um tom mais claro; o inverso é verdadeiro para cores mais frias, mais suaves, como o azul.
Fique atento a essas ilusões ópticas quando estiver dando valor tonal às cores de sua paleta.

Um erro comum que os pintores inexperientes cometem, na tentativa de usar as cores com criatividade, é o de esquecer a importância do contraste de tons. Deve-se ter em mente que toda cor tem seu próprio tom "natural" (tom local), que independe do matiz e da intensidade (brilho). É muito fácil pintar com grande variedade de cores, todas elas com o mesmo valor tonal. Mas o resultado acabará sendo uma pintura sem forma e sem vitalidade - exatamente as duas qualidades ressaltadas pelos contrastes tonais. É preciso saber como as tonalidades das cores variam - e refletir essa vitalidade na tela -, para evitar um resultado monótono.
Para começar a distinguir bem os tons das cores, faça uma escala em preto e branco, como a que aparece no alto: dê então, a cada uma das cores de sua paleta, um "valor tonal", dentro dessa escala. Se você pegar as tintas direto do tubo, todas elas estarão com sua intensidade máxima e, assim, a diferença ficará evidente.
Infelizmente, é muito difícil fazer diferenciação no dia-a-dia, pois os tons locais ficam alterados, pelos efeitos de luz e sombra. Por isso as pessoas acabam fazendo confusão entre cor e tom e criando pinturas sem contrastes e tom ou de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo