Percepção de tons

em segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Para ver as cores em termos de tonalidade, comece fazendo um guia de tons e cores igual ao falado em Contrastes Tonais. É importante, para uma pintura a óleo, analisar os tons de todas as cores de sua paleta.
Sem dúvida, percepções individuais variam ligeiramente e talvez você não concorde com alguns tons ali mostrados, mas não deixa de ser um exercício útil.
1- Comece com uma tela ou painel de 20 x 25 cm, ou maior, dependendo do número de cores de sua paleta básica.
2- Pinte uma escala de tons em preto e branco no alto da tela, incluindo o branco puro e mais cinco tons de cinza. Procure graduar os tons de forma que escureçam em proporções mais ou menos iguais.
3- Coloque as cores que você usa (não necessariamente as que aparecem no exemplo do post Contrastes Tonais) em torno das bordas da paleta. Em seguida, associe cada uma das cores a um tom da escala, como é mostrado.
Não misture as cores entre si ou com preto e branco: use-as puras, diretamente do tubo. No começo, talvez você ache difícil julgar os tons e faça várias tentativas erradas, mas vale a pena perseverar.
Note que algumas cores do guia recaem entre duas tonalidades na escala. Amarelo-cádmio, por exemplo, parece estar entre 1 e 2 na escala; amarelo-ocre, entre 2 e 3; verde-esmeralda, entre 4 e 5. Isso não importa muito; simplesmente coloque as cores onde achar que elas devem ficar.

Exercícios com cores puras:
O uso das cores puras, sem mistura, é que permite a visualização das tonalidades. Com esse procedimento, você cria um forte contraste tonal, sem se preocupar com os efeitos de luz e sombra.
As crianças costumam pintar assim, pois tendem a ver as cores na sua forma mais pura. O resultado é que seus trabalhos têm um frescor e uma vitalidade invejáveis, embora não sejam tridimensionais.
A pintura e o esboço deste post ilustram bem esse ponto. Se você olhar primeiro a pintura, verá uma variedade de cores puras, não misturadas. Mas olhando o esboço, porém, vemos com que cuidado essas cores foram selecionadas para dar à obra uma gama de tons. Um exercício semelhante, pintado com vermelho permanente, azul-cerúleo e verde-claro permanente teria variedade de matizes, mas não de tons (as três cores mencionadas correspondem ao 3 da nossa escala.
Percepção de tons
Tente fazer este exercício, usando uma coleção de objetos domésticos de cores igualmente vivas. Não se esqueça de limitar-se ás cores puras dos tubos e avaliar bem as diferenças de tom entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo