Cores adjacentes

em quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Além de misturar, você pode fazer qualquer cor parecer mais viva ou mais apagada selecionando com atenção as cores que irão cercá-la na tela. Para fazer uma cor paracer mais viva, coloque em torno dela ores complementares ou neutras; para suavizá-las, use cores com as quais esteja intimamente relacionada.
Esse conhecimento é útil em todas as situações. Você pode, por exemplo, descobrir que pintou seu motivo com uma cor muito berrante e que precisa de uma cor de fundo que tenha o efeito de suavizá-la. Ou, então, talvez constate, depois de pintar o fundo, que o motivo ficou apagado demais: nesse caso, poderá cercá-lo com alguns toques discretos da cor complementar, estrategicamente dispostos, a fim de realçar o motivo.Cores adjacentes

Efeitos da cor de fundo:
As pinturas acima mostram como aplicar essas regras a uma paisagem. Em cada um dos exemplos, a àrvore foi pintada com uma mistura de amarelo-cádmio claro, vermelho-cádmio claro e terra-de-siena queimado.
A. Fundo em cor complentar: Aqui a árvore vermelho-alaranjada parece particularmente intensa porque está cercada pelos verdes e azuis complementares do céu e das árvores do fundo,que têm o efeito de acrescentar mais vermelho e alaranjado ao motivo.
B. Fundo intimamente realcionado: A cor da árvore parece bem menos intensa quando cercada por vermelhos e marrons, intimamente realcionados com a cor do motivo e que lhe conferem toques de cor fria.
C. Fundo neutro: Aqui, também, a árvore parece mais viva, pois os cinzas e marrons que rodeiam cesuam para o fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo